sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os pictorialistas estão chegando!




Na aula de ontem - quinta, 22.04.2010 - do Básico 2 estávamos nós falando de filmes Ortocromáticos, Pancromáticos e Infravermelhos. Na verdade, a intenção era alertar os alunos para o fato de que essas mídia "do passado" registram (ou não) luz colorida que vem dos objetos dependendo de sua sensibilidade (ou não) às cores das luzes. Filmes Ortocromáticos são "cegos" para luz vermelha e certos tons de luz laranja, por exemplo. Maçãs, laranjas, hidrantes e carros de bombeiros em geral vão sair muito escuros ou pretos quando fotografados por um filme assim. 

Além disso, a idéia era também provocar o aluno a mudar um pouco sua forma de pensar sobre cor e sobre a luz que vai dos objetos para a câmera ou para os nossos olhos. As coisas não têm cor. A cor que a gente vê é resultado de uma relação entre a cor da luz que incide sobre elas, elas próprias e a cor da luz que vai para o o receptor que está vendo. Luz é cor. Maçã não é vermelha. Maçã manda luz vermelha para a câmera, se cair luz vermelha nela. Se só cair luz azul, a maçã não manda luz nenhuma para a câmera, apenas absorve azul e fica "desiluminada". : )

Daí concluímos: às vezes podemos usar um filme que não enxerga vermelho, e às vezes, ainda que o filme enxergue vermelho, a maçã pode não "conseguir" mandar vermelho para o filme. Em ambos os casos, a imagem da maçã não terá o tom de cinza que nós esperaríamos. Ela ficará muito mais escura que isso.

Depois disso, e de vermos imagens fotografadas com filmes orto, pan e infa, passamos ao querido Popshops para simular o efeito de filmes orto, pan e infra em arquivos digitais capturados em cor. E é aqui que a imagem acima entra na história. Estávamos utilizando um arquivo cor para gerar um arquivo com o "jeitão" de infra e de infra colorido. O Popshops tem até uns presets para isso, mas o legal mesmo é fazer "na mão", por assim dizer.

Passo a passo fomos fazendo o exercício; eu observando a reação dos alunos:
- tornamos a imagem pb (gostaram mais do que capturar pb, mas não foi essa coca-cola toda)
- mexemos com camadas e canais e filtros (acharam complicado. será que vale a pena?)
- chegamos no "jeitão" infra (ah! legal! mas ainda assim nada do outro mundo)
- começamos a colocar cor e a imagem "saltou" na tela com um jeito de autochrome manipulado do começo do sec.XX. Aí "bicho pegou"! Aaaaaaahhhhh!!!!!!! Noooooooooooooossa!!!!!!!! Que liiiiiiiiindo!!!!!!!!!!!! Faz de novo! Faz de novo! Faz de novo! 'Peraí, peraí ... como é mesmo?!?!?!?!

Na hora em que a imagem perdeu a sua parescência com o real ao perder as cores, nada de mais ocorreu. Na hora em que o "efeito" infra entrou e o pb ficou diferente de tudo que eles viram, eles gostaram mas não foi aquilo tudo. Mas na hora em que a imagem adquiriu um "efeito" surreal em cor, do jeito que temos visto e conversado a respeito, aí sim eles se empolgaram. Pelo jeito, não só os Pictorialistas voltaram, como a audiência para eles está pronta e gostando e querendo ver mesmo imagens como essas.

Um comentário:

  1. Pois é! Não quero entrar na discussão realidade/retrato da realidade/não realidade, isso vale outro post.
    Essa audiência fica espantada com a possibilidade de transformação da realidade, mas a mensagem novamente fica em segundo plano. Acho que enquanto não aprendermos a ler as imagens iremos continuar a nos maravilharmos cada vez mais apenas com a manipulação
    Sds
    Ed

    ResponderExcluir