terça-feira, 13 de abril de 2010

Entrevista com Baudrillard

Caros,

Surfando, digo, pesquisando nas ondas desse " infomar" (salve Gil!) encontrei uma entrevista com o Baudrillard realizada pela Sheila Leirner em 1999.

Vou colocar aqui o link para a página original, não sei se está dentro da proposta do blog (existe uma?) mas acho que é um bom texto para pensar, puxar referências e outras leituras.

http://pagespro-orange.fr/sheila.leirner/Site%20Entrevistas/Jean%20Baudrillard%201999.htm

Vamos falando, digo, surfando, digo, pensando :P
Bjim
Sil

3 comentários:

  1. We ARE rocking, people!
    : )

    vou lá ver!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Interessante, principalmente por ele deixar clara a distinção que faz entre fotógrafo e fotógrafo-artista, pelo menos é melhor resolvido que muitos fotógrafos por aí que se frustram por não conseguirem separar esses dois tipos de produção. Elas podem existir, o que não pode acontecer é uma certa frustração por não conseguir fazer um ou outro.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil, Ed, pessoal!

    comecei a ler o texto, acabei não acabando, ainda. : )
    gosto do Baudrillard! desde a faculdade pra ser sincero.
    não fazia idéia de que ele fotografasse; gostaria de ver as imagens.

    mas gosto do que ele fala, sobretudo o que ele fala da realidade, e das crenças (esse cara deve ser budista, viu?!?!) e de como isso direciona o fazer fotográfico dele.

    me interessa muito a "escrita automática" em forma de foto. essa prática surrealista que tem a ver com "errar" pela cidade, sem idéias pré-concebidas, sem sujeito/objeto no momento do clic. infelizmente eu sou a pessoa menos indicada para isso, ainda que eu gostasse de sê-lo. : )

    semana passada, quase todos os meus alunos concordaram com Baudrillard sobre as fotos do Bresson e do Salgado. Não os tocam. Perguntaram a mim. Também não me toca. O que não quer dizer que eu não goste. Adoro! Mas não me toca. Não como o trabalho do Kertész. Esse me toca todas e a cada vez que eu vejo.

    vou ler mais!

    ResponderExcluir